Vídeo


 

Projeto

São Luiz do Paraitinga é sede do projeto-piloto da Elektro que visa unir o que há de mais moderno em tecnologia com a economia de energia elétrica: a Cidade Inteligente. A iniciativa é formada pelas vertentes Medição Inteligente, Geração Distribuída, Iluminação Pública, Veículos Elétricos e Interação com Consumidores.
 

Medição Inteligente

Nesse segmento do projeto, está prevista a instalação de cerca de seis mil medidores inteligentes e a mudança no sistema de leituras, cortes e religações, os quais poderão ser feitos remotamente, por meio de um Centro de Medição da Elektro. Haverá ainda uma integração do meio de comunicação utilizado pela medição para automação de rede.
Para garantir a qualidade da energia, haverá recomposição automática do sistema, com sensores de falta e reguladores de tensão.
 

Geração Distribuída

A Cidade Inteligente contará com a implantação de placas fotovoltaicas, que transformam o calor do sol em energia elétrica, e aerogerador eólico, que converte a energia cinética contida no vento em energia elétrica, em residências e também em prédios públicos, com o objetivo de estudar os impactos da microgeração no planejamento, operação, segurança e processo internos.
 

Iluminação Pública

São Luiz do Paraitinga receberá a aplicação de luminárias com tecnologia LED, com uma gestão remota do consumo, para alcançar maior eficiência nesse sistema de iluminação.
 

Veículos Elétricos

O transporte no município também será contemplado no projeto, pois serão disponibilizadas bicicletas elétricas e postos de carregamento para ônibus elétricos.
Além disso, estão sendo realizados dois estudos. O primeiro sobre os aspectos comerciais relativos ao fornecimento de energia aos veículos elétricos e um segundo sobre os impactos dos carregadores no planejamento, operação, segurança e processo internos;
 

Interação com Consumidores

O projeto Cidade Inteligente não está baseado apenas na instalação de tecnologia. O objetivo da Elektro é conscientizar toda a população, por isso, haverá ações envolvendo crianças, jovens, turistas, adultos, terceira idade e Poder Público.
 

Critérios para a escolha da cidade

São Luiz do Paraitinga apresenta uma área rural extensa, um setor urbano bem concentrado e, por isso, se assemelha a maioria dos municípios da nossa área de concessão. Além disso, permite uma avaliação mais detalhada dos efeitos que as novas tecnologias irão provocar na operação da empresa e no uso da energia pela comunidade.
 
Cidade Inteligente. Integração e Inovação hoje.

 

Cidade Inteligente