Até o fim do ano serão instalados medidores inteligentes, painéis solares e lâmpadas inteligentes

Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, a Elektro fará o lançamento do Projeto Cidade Inteligente em São Luiz do Paraitinga (SP), que receberá R$ 18 milhões em investimentos. O projeto será apresentado para a comunidade local e demais públicos de interesse, como a Agência Nacional de Energia Elétrica. A cerimônia de lançamento será na Biblioteca Municipal, do município, às 17 horas.

A cidade, localizada no Vale do Paraíba, foi escolhida para receber o projeto que visa mobilizar toda a comunidade do município para uma mudança comportamental e cultural, de modo que se permita uma cidade rica em tecnologias de informação e comunicação. De acordo com Luiz Flávio, gerente de Medição e Tecnologia da Elektro, o intuito é ter consumidores participativos e conscientes no uso racional da energia elétrica, gerando uma economia cada vez maior e com menor impacto ambiental.

A partir de setembro serão instalados painéis solares para geração de energia em prédios públicos, onde a redução de consumo será em torno de 45% e em residências chegará a 60%. A energia será 100% limpa e renovável. Os painéis serão instalados sem custos para os clientes. Ao todo serão instalados 6 mil medidores inteligentes, em 100% do município.

Com os novos equipamentos, os clientes poderão acompanhar o consumo via internet. Pelo site da distribuidora, será possível verificar o consumo diário e evitar gastos excessivos. O equipamento também irá agilizar o restabelecimento de energia. O cliente não vai mais precisar comunicar à concessionária. Do Centro de Operações, em Campinas, técnicos irão identificar os desligamentos e acompanhar a qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Serão instalados 120 pontos de lâmpadas LED para iluminação pública. Além de melhorar a qualidade da iluminação, o consumo de energia é expressivamente menor ( 50%) do que o das luminárias convencionais. Veículos elétricos serão disponibilizados à população e aos turistas. Serão sete bicicletas elétricas, um triciclo e um ônibus, o Elektrobus, que é abastecido por super capacitor. Tecnologia desenvolvida pela Elektro e entidades parceiras e inédita no país. A previsão é que até dezembro de 2014 todas essas tecnologias estarão disponíveis aos clientes de São Luiz do Paraitinga.

13 de agosto de 2014